terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Malvinas 30 anos: Minha biblioteca "malvinera" - Parte 2

A cada ida à Buenos Aires a biblioteca acerca do conflito de Malvinas cresce. Hoje comentarei alguns títulos que comprei durante o ano de 2012 , nas idas em julho e dezembro.

LA PASIÓN SEGÚN MALVINAS - NICOLÁS KANSANZEW

Nicolás Kasanzew foi o principal correspondente durante a Guerra das Malvinas e que além de fazer suas reportagens com seu operador de câmera Lamella, encontrou tempo para fotografar a guerra.
Alguns rolos foram salvos dos ingleses e dos militares argentinos e isso constitui "La Pasión Según Malvinas", um livro que comove e mostra, nas palavras do próprio Nicolás, uma história que merece ser contada em todo o suas dimensões.
O cotidiano dos soldados no pré-guerra, as dificuldades encontradas, o início dos combates , os combatentes desde os conscritos até oficiais, todos estão nas cento e trinta e cinco páginas de um livro que é indispensável em qualquer biblioteca sobre o assunto.
No entanto, advirto, é um livro dificílimo de encontrar sendo que tive o prazer de achá-lo em um sebo chamado "Libros del Mundo" que tem sítio na internet. 


GUERRA DE MALVINAS - IMÁGENES DE UNA TRAGEDIA - ROMAN LEJTMAN

É possível amor à "primeira vista" em relação à um livro? Esse é um caso consumado de 300 pesos muito bem gastos.
Conhecido pela série "Documenta" (cujos capítulos podem ser encontrados no Youtube), obra referente da história da Argentina, Roman Lejtman percorre o tortuoso percurso desde os antecedentes históricos tanto remotos quanto próximos ao período da guerra até os combates propriamente ditos , dando um "horizonte" ricamente ilustrado e um texto de grande interesse para aqueles que pretendem conhecer graficamente o conflito.
Em formato grande, capa dura e miolo em papel couché (um verdadeiro "catatau" de 2 quilos 690 gramas) é um tesouro: perfis dos políticos e comandantes, batalhas, a diplomacia, enfim, uma ampla "cobertura" dos fatos.
Editado pela Editorial El Ateneo pode ser encontrado no sítio http://www.tematika.com ou nas livrarias do Grupo Ateneo em Buenos Aires e outras localidades argentinas. 
Fortemente recomendado!!!


MALVINAS - LA TRAMA SECRETA - OSCAR RAUL CARDOSO, RICARDO KIRSCHBAUM E EDUARDO VAN DER KOOY

Divido minha biblioteca malvinera em alguns grandes grupos: os livros que são um testemunho fotográfico do conflito, representado pelos dois livros acima que tem forte apelo de imagens, livros de combatentes, como Operação Rosário e 1093 tripulantes do A.R.A. General Belgrano, os livros e atlas ingleses, conforme expreso no meu primeiro artigo sobre o assunto (para ler clique aqui), compilações e obras que costumo chamar de "centrais" , ou seja, aquelas que explicam com detalhes os bastidores do conflito, suas complexidades, idas e vindas de um conflito como Malvinas.
Nesse sentido, "Malvinas la trama secreta" é um que particularmente colocaria no topo de quaisquer recomendações. Kirschbaum, Van der Kooy e Cardoso eram repórteres do Clarín e já no outono de 83 entregavam uma rigorosa investigação jornalística que coloca , com todas as tintas, a improvisação, o despreparo, a falta de um cálculo estratégico minimamente coerente com a realidade de um mundo ainda tensionado por uma Guerra Fria que ainda demoraria sete duros anos para ser superada, as alianças tradicionais, o isolamento progressivo de uma Argentina que iniciou a guerra contando com a falta de reação inglesa e uma neutralidade fantasiosa dos americanos (algo que dizem que os "yanquis" venderam mas me parece mais inferido de onde não se devia), a aproximação do movimento dos não alinhados (que a Argentina rejeitara a dizer-se participante) e guerra, o cerco, a derrota e a derrubada do processo, dando um entendimento que será fortalecido por outros livros que comentaremos futuramente aqui.
Por sua precedência é um livro importante mas também é de se notar que essa edição atualmente em circulação conta com importantes aportes vindos dos documentos revelados recentemente.
Uma obra de referência.


Tenho mais livros "malvineros" para comentar mas por hoje ficamos por aqui. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário