segunda-feira, 9 de julho de 2012

Datas argentinas - 09 de julho - Independência

Hoje, nove de julho, é dia da independência na Argentina. Ao contrário do Brasil, a independência argentina foi conquistada não por um "acordo" mas através de uma guerra, fato que , curiosamente, causa surpresa aos argentinos quando descrevemos o NOSSO processo de independência.
É importante que se destaque que o Vice-Reino do Prata , donde a futura Argentina se localizava era mais ampla e envolvia os atuais Paraguai, o Alto Peru (Bolívia) e o Uruguai sendo que a administração espanhola sobre essas regiões era mais frouxa dado que não havia disponibilidade de metais preciosos, principal motivo pelo qual a metrópole dominava a parte que lhe correspondia dentro do contexto colonialista naquela época.
Houve outro fator que acabou por consolidar o movimento em direção à independência, foi uma tentativa de invasão inglesa vinda da África do Sul que pretendia tomar Buenos Aires. Organizada por nacionais, a defesa feita por exércitos vindas de Montevidéu, lideradas por Santiago de LIniers, expulsaram os invasores, vitória que se repetiu na segunda tentativa de invasão inglesa em 1807, fortalecendo o nascente movimento da independência do vice-reino.
Recentemente, no dia 25 de maio, os argentinos remoraram a Revolução de Maio, onde, em 1810, foi formada uma junta de governo em Buenos Aires, com apoio militar dos nacionais que venceram os ingleses, sendo que a principal demanda dessa junta era o governo de todas as regiões do vice-reino provocando a reafirmação da autonomia das regiões que Buenos Aires pretendia colocar sobre seu mando.
Isso provocou a separação do Paraguai dos mandos de Buenos  Aires em 1811, declarando sua independência sob a liderança de José Gaspar Rodrigues Francia. Já no Uruguai, houve uma intensa resistência apoiada por portugueses e brasileiros que desejavam anexar o atual Uruguai o que efetivamente aconteceu em 1821, transformando o país na "Província Cisplatina".
Ata da independência argentina
Mesmo dentro da futura Argentina havia distensões: outras províncias não se submeteram ao governo de Buenos Aires sendo dominadas à força mas , mesmo assim,  seguiram com a luta o que fez que com a proclamação das "Províncias Unidas do Sul" (primeira denominação do país), sendo que os "criollos" portenhos tiveram de ceder à várias demandas provinciais.
A luta pela manutenção do poder sobre a Bolívia e suas minas de prata seguiu por vários anos  e apesar da habilidade exibida por San Martín, general argentino, não foi possível manter a região sob domínio de Buenos Aires sendo que sucedeu-se a desintegração das Províncias Unidas do Sul, sendo que somente em 1863, Buenos Aires conseguiu se tornar a capital das províncias da atual Argentina.

Un gran saludo a todos los argentinos por la fecha de la independencia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário