segunda-feira, 2 de julho de 2012

Museus buenoairenses: Casa Carlos Gardel


Diga, sinceramente: quem você lembra-se quase imediatamente quando se fala de Buenos Aires? Há uma grande probabilidade que recorde-se de Carlos Gardel. Mesmo tendo nascido em Tolouse, França,  o fato é que a voz marcante está diretamente ligado ao tango argentino.
 Imagine agora ir à casa onde efetivamente viveu Carlos Gardel em seus últimos anos de vida, uma casa aconchegante e onde parece que o próprio Gardel vai entrar a qualquer segundo, tornando a visita um quase ato de "voyerismo".

Diga-se, de passagem, que o passeio deve começar a interessar pelo próprio  bairro do Abasto onde localza-se o museu. Tirando o "shopping", há muitos lugares onde se pode comprar artigos de tango como os "sombreros" (chapéus), sapatos e demais elementos que o tornarão um verdadeiro "tangueiro".
Também há de se destacar a decoaração das casas e estabelecimentos comerciais dos arredores, sempre coloridos e com muitas fitas e , a que mais me agrada, uma partitura musical com a letra da canção "Tinta Roja" que tornou-se a foto favorita de minha primeira passagem por B.Aires. 
A simplicidade do museu pode chocar mas há muito material para ver, inclusive filmes que são exibidos continuamente em uma das dependências.
Também podem comprar lembranças como livros, ex-libris e outras coisas para não se esquecer desse singelo e agradável local cuja visita recomendo. Não irão se arrepender.

Para saber mais:

Site do Museu Carlos Gardel
http://museos.buenosaires.gob.ar/gardel.htm


Gardel cantando "Mi Buenos Aires Querido"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário