segunda-feira, 7 de maio de 2012

Efemérides argentinas: Aniversário de Eva Perón - 07 de maio

Talvez eu tenho ouvido poucas pessoas que estiveram na vida de um país que tenham mais projeção e mais lembrança, para bem ou para mal, do que Eva Duarte, Eva Perón ou, simplesmente, Evita.
Evita
Estive em agosto de 2011 em Buenos Aires e, como seria de se esperar, fui até o cemitério da Recoleta para conhecer o túmulo que talvez seja o mais famoso da Argentina. Andar pelo Cemitério da Recoleta de fato é um exercício e o "siga a multidão" nem sempre funciona porque no dia frio do começo de agosto , mesmo com sol, a frequência não era lá tão grande. Só sei que entre túmulos de personalidades famosas como Alcorta, perdi-me.
Cheguei para uma pessoa que estava por lá e perguntei:
- Por favor sabes donde és el tumulo de Evita?
O rapaz nem se deu ao trabalho de me encarar mas enraivecido respondeu:
- Gracias a Dios , no!
Agradeci e fui em frente e sem grande esforço encontrei o singelo túmulo da família Duarte que hoje abriga seu corpo que foi, inclusive, roubado.
Filha ilegítima, chegou ao poder ao lado de outro filho ilegítimo, Juan Domingo Perón e, ao meu ver, foi fundamental para a consolidação do mito Perón. Basta observar que um governo com muitas similaridades como o peronismo ocorreu também no Brasil e não teve a perenidade que econtrou o líder argentino.
Tenho um amigo cordobês, o Manuel, que me falou sobre a questão da assistência e das obras de Evita que beneficiaram a muitos , inclusive à ele, durante sua vida escolar. No entanto, ao assistir alguns documentários, notei que Evita tinha força política e luz própria para trilhar os caminhos do poder mas um câncer  de útero que a vitimou em 26 de julho de 1952.
"Só me casarei com um príncipe ou um presidente" dizia Evita quando morava em Los Toldos. Acho que, com dramacidade re-porteña, ela conseguiu mais do que isso, entrou na vida e no imaginário de todo um povo que a viu ou que jamais a conheceu e acredito que sua memória jamais será apagada apesar de que muitos a usam inescrupulosamente, para benefício próprio.
Uma figura fascinante, forte e totalmente arrebatadora frente a quem não é possível ficar indiferente: essa é Evita.

Assinatura Eva Perón


PARA SABER MAIS:

Com certeza existem diversas obras que dão conta da vida de Eva Perón. No entanto, a que eu li e que considero interessante por fornecer todo um panorama histórico não apenas do casal mas do contexto histórico é o primeiro volume da magistral obra "História de Peronismo" de Hugo Gambini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário