sábado, 26 de maio de 2012

Fútbol Argentino: Pura passión!

Não precisa escolher muito, pode ser o Boca Juniors, o River Plate, o Velez Sarsfield, Rosário Central, Argentino Juniors seja qual clube seja, o jogo de um clube brasileiro contra um argentino significa uma partida dura, "pegada", com muita raça e empenho por vencer, tanto de um lado como de outro.
Achava-me um "hincha (1) " fanático, membro de uma "hinchada (2)" que não tem à toa o nome de "Fiel" , um louco de um bando sem igual no mundo. Tudo bem, sou isso mas encontrei um país onde o fanatismo e a torcida por seu clube chegam às raias da loucura absoluta.
Outra coisa: se você acha que Galvão Bueno é o cúmulo do absurdo em termos de uma narração passional com o Flamengo dele, você não sabe (ou ouviu) da missa um terço.
Quer um exemplo? Nesta quarta-feira, dia 23, aconteceu um jogo entre Boca Juniors e Fluminense, cujo placar de 1 x 1 decretou a classificação do esquadrão Xeneize  (3) para a semi-final da Copa Libertadores de América. Pois bem, o narrador Walter Saavedra cometeu a narração que parece um discurso de político inaugurando obras sociais, exaltando o time dos humildes, dos que comem pão duro e tomam mate, dos que passam frio e andam pelo barro e por aí vai. Duvida? Pode ouvir aqui e confira.
Ser passional é uma característica do argentino, não apenas do portenho e no futebol é que isso se evidencia mais fortemente  e não apenas de modo positivo (como não acontece também no Brasil) através das chamadas "barra(4)  bravas" que vem provocando distúrbios que redundaram em morte sendo que têm uma grande participação na vida do clube a que torcem.
Na Capital Federal, existem , se não estou equivocado, seis clubes: Argentinos Juniors, All Boys, Boca Juniors, San Lorenzo, Velez Sarsfield e River Plate. Pelo que você vê, é bom manter até numa lista o Boca Juniors e o River Plate separados tanta que é a rivalidade.

OS TEMPLOS DO FUTEBOL ARGENTINO

Monumental de Nuñez
Inegavelmente, existem dois estádios que resumem muito da paixão futebolística: o Estádio Alberto J. Armando, conhecido como "La Bombonera" no bairro de La Boca, Avenida Brandsen e o Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti que apesar de ser chamado "Monumental de Nuñez" , situa-se no bairro buenoairense de Belgrano, respectivamente a casa do Club Altletico Boca Juniors e  do Club Atletico River Plate.
Apenas vi o Monumental do avião que estava logo ao lado da asa direita do Airbus das Aerolineas Argentinas que desceu no Aeroparque Jorge Newberry (Aeropoarque) quase no centro da capital argentina, um  estádio grande que visitarei para comprar umas lembranças do grande algoz corinthiano quando ganhou em São Paulo, em pleno Pacaembu.

Bombonera
No curto tempo que estive em Buenos Aires, dediquei uma manhã para ir até a Avenida Brandsen visitar La Bombonera que tem esse nome por conta de um jornalista que ouviu o  engenheiro responsável pelo projeto do estádio dizer que uma caixa de bombons que ganhara de presente era muito parecida com o estado que projetara.
É impressionande que apesar de conseguir ter públicos significativos, parece um estádio pequeno e o espectador localizado na parte central da arquibancada, consegue, com não tento esforço, bater sobre a cobertura do banco de reservas.
O gramado, perfeito, deve ser uma intimidante inspiração a todos que jogam contra o esquadrão da "remera(5)"  azul e amarela.
Aliás, se você quiser comprar uma camiseta, flâmulas e outros produtos licenciados, podem comprar na loja do "Museo de la Passión Boquense" , localizado no próprio prédio do estádio e poderá também fazer uma visita guiada por lugares nos quais nem sempre se tem acesso como sala de imprensa, vestiários entre outros.


É POSSÍVEL FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE ALGUM CLUBE PAULISTANOS E BUENOAIRENSE?

Na minha visão sim. Sempre atribuímos a questão de maior proeminência social e localização priveligiada do estádio, além de sua origem social, ao São Paulo Futebol Clube que poderia ser comparado ao River Plate.

Já o S.C. Corithians, por sua origem operária, em um bairro menos priveligiado e que tem grande torcida popular pode ser comparado ao Boca Juniors que nasceu no bairro operário de La Boca (onde localiza-se) e foi fundado por operários, assim como o Timão.

Futebol no Brasil e na Argentina são mais do que apenas mais um esporte. É a expressão mais intensa de paixão. Só nos resta combater a violência crescente que já toma conta desse esporte em ambos os países.


GLOSSÁRIO FUTEBOLÍSTICO

(1)  Hincha - Torcedor
(2)  Hinchada - Torcida
(3)  Xeneize - Genovês, origem dos fundadores do Boca Juniors
(4)  Barra - Turma. Barra bravas são torcidas violentas.
(5)  Remera - Camiseta.

SITE DOS CLUBES

Boca Juniors
River Plate







Nenhum comentário:

Postar um comentário