terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rugby: uma vencedora paixão argentina.


No Brasil, poucos esportes podem afrontar o futebol quando nos referimos à popularidade. Hoje, não vejo outro esporte senão o vôlei para desafiar o reinado do "ludopédio". 
O esporte que vamos tratar hoje, o rugby, tem origem na Inglaterra, com a história de seu começo imerso em lenda. Uma delas, dá conta que um jogador de futebol (o nosso) saiu correndo com a bola de um lado para outro de um campo e colocou a bola atrás da marca de fundo, tendo feito o primeiro "try" da história. O nome do sujeito é William Webb Ellis e o tal jogo ocorreu em uma escola da cidade de Rugby de onde o esporte tirou seu nome.
Escudo da Unión Argentina de Rugby - Pumas
Independentemente da lenda que parece não proceder já que algo como o rugby é bem anterior à infração futebolística, o rugby é jogado em muitos países, principalmente naqueles que são, ou de colonização inglesa ou que tiveram ingleses que contruíram estradas de ferro à partir do século XIX e o Brasil não é exceção.
Ao contrário do Brasil onde o rugby e nossos "Tupis"(como é chamado o time brasileiro) ainda aspiram jogar os principais torneios do mundo o que já é habitual para os uruguaios , chilenos e principalmente para os argentinos.
Os "Pumas" , a seleção argentina, habitualmente disputam a "Copa do Mundo" , o principal evento da categoria, tendo como melhor resultado um 3o. lugar na França em 2007. 
No momento em que escrevo (20/10/2015), a Argentina está classificada para as semi finais da Copa contra a Austrália e ocupa o 7o. lugar do ranking mundial.
Como de costume (exceto quando jogam contra o Brasil em qualquer esporte), estaremos "alentando" (torcendo) para que os Pumas chegem à final enfrentando, quase certamente, os All Blacks , os temidos neo-zelandeses #1 do ranking mundial e donos de uma campanha invejável até aqui.
Parafraseando o grande corredo Juan Manuel Fangio, "partido son partidos, hay que ganalos". Então vamos ver no que dá!

Para saber mais: Site da Unión Argentina de Rugby - 

http://www.uar.com.ar/Default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário